História


  LEI nº 1.681

“INSTITUI A BANDA MUSICAL
MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO
DO SUL E DÁ SUAS PROVIDENCIAS”

Dr. Sergio Renato Becker Lessa, Prefeito de São Lourenço do Sul.
Faço saber, em cumprimento a disposta da Lei Organica do município que a Câmara aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:

Artº  1º - é instituída a Banda Musical Municipal de São Lourenço do Sul órgão diretamente vinculado à secretaria municipal de Cultura.

Artº  2º - A Banda Musical Municipal será constituída por voluntários arregimentados dos diversos setores da comunidade, e terá caráter puramente amadorista.

Artº  3º - é o prefeito municipal autorizado a adquirir o intrumental necessário a organização e funcionamento da banda musical municipal, a fornecer, se for o caso, o uniforme que for adotado e atender despesas de transporte quando necessário.


Em 26 de Abril de 1984,Banda Municipal Musical Luiz Carlos Colvara foi fundadano no inicio nomeada como Banda Marcial Municipal, fundada por ocasião dos festejos comemorativos ao Centenário de Emancipação Política de São Lourenço do Sul. Para dar inicio a sua trajetória o município adquiriu alguns instrumentos e o fardamento da extinta Banda Musical do Colégio Gonzaga, da cidade de Pelotas.

Em Dezembro de 1985, com alguns instrumentos de palheta emprestados, a banda é elevada a categoria de Banda Musical e desloca-se à capital do estado, com i intuito de aprimorar-se, participa do Concurso Estadual de Bandas do Rio Grande do Sul, onde se consagra de Campeã Estadual na Categoria Musical Juvenil e também Campeã Geral do Concurso.

Em Agosto de 1986, a Banda foi anfitriã no 1º Festival de Bandas de São Lourenço do Sul reunindo nesta comunidade as dez bandas existentes no Estado surgindo neste Festival o movimento “Banda dos Anos 80”. Graças a isto, nosso estado conta com mais de 80 bandas ativas, e, em algumas cidades, à exemplo de São Lourenço do Sul, as bandas são mantidas pela Municipalidade.

Em Outubro de 1987, a banda resolve romper as fronteiras do Estado, partindo rumo a Florianópolis-SC, pensando em adquirir maiores conhecimentos participa do Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras; na categoria Musical Juvenil enfrenta na raia 63 bandas de todos os cantos do Brasil, então a Banda ganha o titulo de Campeã do Brasil na Categoria Musical e 6º lugar na Categoria Geral, salientando que, no geral, haviam na raia 101 Delegações.

Em Agosto de 1990, a Banda Musical sedia o 2º Festival de Bandas reunindo em São Lourenço 16 bandas, promovendo um intercâmbio salutar e cultural entre jovens do Rio Grande do Sul.

Em Dezembro de 1990, a banda viaja para Guaporé, como a grande idealizadora, para participar do 1º Concurso Estadual de Badas e Fanfarras daquela cidade.  Onde brilhou mais uma vez:
*Campeã Musial Senior
*Vice-Campeã Geral em Alegorias
*Vice-Campeã Geral em Mohr
*Vice-Campeã Geral em Balizas
*Vice-Campeã das Campeãs Geral

Em Agosto de 1991, organizou e sediou o 3º Festival de Bandas no município, recebendo  24 agregações dos mais variados pontos do estado, sendo o maior evento do rio grande do sul no gênero.

Em Outubro de 1991viaja novamente para Guaporé para participar do 2º Concurso Estadusl de Bandas e Fanfarras, sendo Vice-Campeã Musical Senior e as classificações gerais não aconteceram por decisão da Comissão Organizadora.

Em agosto de 1992, novamente aconteceu o festical, agora na sua 4º edição reunindo 26 entidades do estado, deslocando-se para são Lourenço do sul 2.100 jovens.
Salienta-se: As bandas nada recebem em troca de sua apresentação, e sim. Apenas um troféu de participação e um almoço de confraternização.

Atualmente, à um projeto mantido de desenvolvimentos de aulas teóricas e praticas de instrumentos de sopro e percussão.
Resultante desse projeto, vários jovens que fazem parte da Banda Municipal, tocam em conjuntos musicas no estado e fora dele, integrando-se no mercado de trabalho.


TITULOS CONQUISTADOS:
Seu trajeto, desde então foi traçado como qualquer outra agregação do gênero. Participando de festas comunitárias, sívicas, festivais de bandas e concursos, onde abaixo enumerados algumas das conquistas desta família:

Em 1985 – Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1987 – Campeã do Brasil na Categoria Musical
Em 1990 – Bi-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1993 – Tri-Campeã do Rio Grande do Sul
Vice- Campeã  Sul Brasileira de Bandas
Em 1994 – Tetra-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1995 – Penta-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1997 – Vice-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1998 – Hexa-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1999 – Hepta-Campeã do Rio Grande do Sul
Todos na Categoria Banda Musical
Em 2002 – Campeã do Rio Grande do Sul

Sua linha de frente não difere do grupo, também agraciada com alguns iulo  ondenumeramos alguns:

Corpo Coreográfico:

Em 1993 – Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1993 – Vice-Campeã Sul Brasileira
Em 1994 – Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1995 – Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1996 – Vice-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1997 – Vice-Campeã do Rio Grande do Sul

Baliza-Josiele Bueno:

Em 1993 – Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1994 – Vice-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1995 – Vice-Campeã do Rio Grande do Sul
Em 1997 – Vice-Campeã do Rio Grande do Sul

Mohr-Luiz Carlos Colvara:

Em 1985 – Campeão do Rio Grande do Sul
Em 1987 – Campeão do Brasil
Em 1993 – Campeão Sul Brasileiro
Em 1994 – Campeão do Rio Grande do Sul
Em 1997 – Campeão do Rio Grande do Sul
Em 1998 – Vice-Campeão do Rio Grande do Sul